Prefeito em exercício diz que mudanças no primeiro escalão de Palmas foram 'necessárias'
02/07/2025
(Foto: Reprodução) Carlos Velozo (Agir) assumiu prefeitura após a prisão de Eduardo Siqueira Campos (Podemos). Antes das mudanças, ele se reuniu com os secretários. Prefeito em exercício de Palmas muda 1º escalão de secretários
Em coletiva de imprensa para falar sobre as últimas medidas tomadas, o prefeito em exercício Carlos Velozo (Agir) explicou, nesta quarta-feira (2), que as mudanças no primeiro escalão foram 'necessárias'. As trocas de gestores aconteceram mesmo ele tendo informado em reunião com os secretários que não haveria alterações na gestão.
📱 Clique aqui e siga o perfil do g1 Tocantins no Instagram.
No Diário Oficial do município de terça-feira (1º), foram exonerados o procurador-geral Renato de Oliveira; secretário-chefe de gabinete do prefeito, Carlos Antônio da Costa Júnior; e Marcílio Guilherme Ávila do comando da Zeladoria pedido. Assumiram os cargos Fábio Bernardino da Silva, Priscila Alencar Verissimo de Souza e Carlos Enrique Franco Amastha, respectivamente.
O prefeito Eduardo Siqueira Campos (podemos) foi preso e afastado do cargo por ordem do ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), em operação que investiga supostos vazamentos de informações judiciais sigilosas.
"As necessidades estão acontecendo e na minha prerrogativa de prefeito em exercício, eu tenho que tomar essas decisões de fazer as mudanças necessárias para que Palmas não fique refém de ninguém, tampouco da minha pessoa. Se houver necessidade [de mais mudanças], eu preciso fazer", afirmou, ressaltando que o foco é o bem-estar da capital.
Sobre as trocas do procurador-geral do município e mais dois secretários exonerados na terça-feira (1°), foram justificadas pelo prefeito pela necessidade de ter pessoas próximas.
"Entendemos que o melhor caminho para Palmas era que eu tivesse pessoas que falassem essa nossa linguagem, e nós fizemos o convite tanto para o dr. Fábio, quanto para a dra Priscila, que são pessoas que têm bagagem para isso", comentou.
Sobre a relação com outros secretários, o prefeito em exercício afirmou que necessitará construir uma interação com os gestores para definir sobre outras possíveis mudanças.
"Todos os secretários têm se mostrado solícitos nesse primeiro momento que a sociedade está um pouco assustada, às vezes gera uma insegurança, uma instabilidade [...]. Se houver necessidade, independente de área, planejamento, comunicação, juventude, esporte, o que for necessário para que Palmas saia ganhando, podem contar comigo", completou.
Sobre as nomeações dos aprovados no concurso da Educação, Carlos Velozo afirmou que a gestão está seguindo o cronograma e cumprindo determinações judiciais.
"Houve a exoneração de alguns contratados para que houvesse a vaga para que de fato esses assumissem a vaga no concurso. E agora nós vamos reconduzir algumas pessoas de contrato porque eles foram encerrados no dia 30 de junho. Mas estamos colocando a par para saber o que está acontecendo", explicou o prefeito em exercício, destacando que algumas pessoas não foram renomeadas devido a planilha orçamentária que expirou também em junho.
Prefeito Carlos Velozo (Agir) participou de entrevista coletiva em Palmas
Reprodução/TV Anhanguera
LEIA TAMBÉM:
Prefeito em exercício faz mudanças no primeiro escalão de Palmas após prisão de Eduardo Siqueira
Entenda investigação sobre vazamento de informações do STJ que levou à prisão do prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira
Prefeito em exercício de Palmas faz reunião com secretários após prisão de Eduardo Siqueira Campos
Encontro com titular
Carlos Velozo, que assumiu a prefeitura interinamente após a prisão de Eduardo Siqueira Campos (Podemos), comentou que eles se encontraram na segunda-feira (30) e que vai acatar diversos pedidos feitos pelo titular.
"Achei muito prudente e inteligente da parte dele os pedidos que ele me fez, eu disse que iria me esforçar para dar celeridade naquilo que é necessário nís fazermos".
Entre as principais pautas que terão atenção estão a educação e a continuidade do transporte público, quem deve manter o modelo como foi definido por Eduardo, segundo o Carlos.
"Tem muita coisa a se fazer, mas essas duas estão ocupando um pouco meu tempo em pensar de que forma nós vamos fazer", completou.
O prefeito comentou ainda, na coletiva, que não tem nenhuma instabilidade na gestão: "Existe, sim, tomadas de decisão pensando na cidade, pensando na população".
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.