VÍDEO: Motoristas confundem sinalização e invadem passarela de pedestres em Campinas
08/07/2025
(Foto: Reprodução) Câmeras de segurança registraram veículos em passagem para pedestres na Av. John Boyd Dunlop, após motoristas confundirem acesso ao Shopping Parque das Bandeiras. Emdec avalia reforço na sinalização. Motoristas confundem sinalização e invadem passarela de pedestres em Campinas
Câmeras de segurança registraram motoristas invadindo uma passarela de pedestres, no Jardim Ipaussurama, em Campinas (SP), após confundir o acesso ao Shopping Parque das Bandeiras com uma via para veículos. Veja no vídeo acima 🚗.
A estrutura, que passa sobre a Avenida John Boyd Dunlop, foi utilizada por ao menos dois carros na última semana.
📲 Siga o g1 Campinas no Instagram
Em um dos vídeos, é possível ver um dos carros precisando dar ré para sair da passarela, com pedestres ao redor.
Para parte das pessoas que frequentam o local, é possível que a sinalização contribua para o equívoco, já que existe um retorno para veículos a cerca de 50 metros da passagem para pedestres.
Motoristas confundem sinalização e invadem passarela de pedestres em Campinas
Reprodução/EPTV
“Às vezes, na hora de você ver rápido, você acha que é aqui em cima. Porque já fala, vira na esquerda, né? E aí eu acho que foi isso”, opinou Igor Fernandes, vendedor que conhece o trecho.
Outros apontam que a sinalização é suficientemente clara. “Você vê claramente que ali há uma passarela. É impossível que uma pessoa… enfim, né? Moço, é muito claro. Tem faixa de pedestre”, disse o analista de sistemas Daniel Júnior.
Entre as sugestões da população para evitar novos episódios, estão melhorias visuais e físicas no local. “Colocar alguma coisa aqui para ficar mais visível, 'uns' portõezinhos seria uma boa”, sugeriu a atendente Talia Tagawa.
Já o estudante Sansão Freitas propôs: “uma barreira, um corrimão… aí é impossível alguém não ver”.
Motoristas confundem sinalização e invadem passarela de pedestres em Campinas
Reprodução/EPTV
O que diz a EMDEC? 🤔
A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) informou que uma equipe técnica está analisando medidas corretivas na sinalização no local. A autarquia reforçou que o acesso é exclusivamente para pedestres e que condutas irregulares como as flagradas podem resultar em multa.
Além disso, a EMDEC destacou que a passarela possui características típicas de uso exclusivo por pedestres — como largura reduzida e presença de grades — e que, entre dezembro e fevereiro, realizou ações educativas no local para orientar a população.
Carro invade passarela de pedestres da estação BRT Parque das Bandeiras, em Campinas
VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas.